Medicamentos

Medicamentos de Alto Custo

Search

Categoria: Colorretal

Câncer Colorretal
O histórico familiar e alguns fatores alimentares (dieta pobre em fibras e com alto teor de gordura) aumentam o risco de a pessoa desenvolver câncer colorretal.

Os sintomas característicos incluem hemorragia durante o ato de defecar, fadiga e fraqueza.

Exames preventivos são importantes para pessoas com mais de 50 anos.

A colonoscopia é frequentemente realizada para fazer o diagnóstico.

O câncer identificado precocemente tem maiores chances de cura.

Geralmente é realizada uma cirurgia para remover o câncer.

Quase todos os tipos de câncer do intestino grosso e do reto (colorretais) são adenocarcinomas, que se originam a partir do revestimento do intestino grosso (cólon) e do reto.O câncer colorretal geralmente tem início na forma de uma massa com formato de botão na superfície do revestimento intestinal ou retal, chamada pólipo. À medida que o câncer se desenvolve, ele avança sobre a parede intestinal ou retal. Os gânglios linfáticos mais próximos podem também ser invadidos. Uma vez que o sangue da parede intestinal e de grande parte do reto é transportado para o fígado, o câncer colorretal geralmente se dissemina (por metástase) para o fígado após ter se disseminado aos gânglios linfáticos próximos.

Nos países ocidentais, o câncer do intestino grosso e do reto são uma das causas mais frequentes de câncer e a segunda principal causa de morte por câncer. A incidência do câncer colorretal começa a aumentar drasticamente ao redor dos 40 a 50 anos de idade. Aproximadamente 140.250 casos de câncer colorretal ocorrem por ano nos Estados Unidos, com aproximadamente 50.630 mortes.

A incidência do câncer colorretal é um pouco maior em homens do que em mulheres. Aproximadamente 5% das pessoas com câncer de cólon ou do reto têm câncer em dois ou mais locais no cólon e no reto, que não parecem ser simplesmente disseminações do câncer de um local para outro.